terça-feira, 4 de junho de 2019

Macri lidera pesquisas eleitorais na Argentina

Apesar da grave crise econômica, o presidente Mauricio Macri aparece na frente nas últimas pesquisas sobre a eleição presidencial deste ano na Argentina, com com cinco pontos percentuais de vantagem no segundo turno sobre a chapa Alberto Fernández-Cristina Fernández de Kirchner, noticiou o jornal Perfil.

A pesquisa realizada pela empresa Elypsis, única a acertar que o apoio a Macri levaria a um segundo turno em 2015, atribui o avanço do presidente à queda de 18% para 13% do número de indecisos.

Outra sondagem, do instituto Synopsis, aponta um empate técnico com 46,5% para Fernández-Fernández, 46,1% para Macri e 7,4% indecisos. Com a projeção da divisão dos indecisos, Macri ganha por 1,4 ponto percentual: 50,7% a 49,3%.

Com a governadora da província de Buenos Aires, María Eugenia Vidal, como candidata, a vitória do governo seria maior, fora da margem de erro, por 53,1% a 45,6%.

Se ninguém obtiver 45% dos votos ou 40% e vantagem de mais de dez pontos sobre o segundo colocado  no primeiro turno, em 27 de outubro, haverá segundo turno em 24 de novembro.

Com recessão e inflação que deve chegar a 40% neste ano, a crise abala as chances de reeleição do presidente, mas a volta de Cristina Kirchner não seduz o eleitorado argentino. Em outra pesquisa, apenas 10% disseram que Alberto Fernández mandaria num governo dos dois.

Nenhum comentário: