quarta-feira, 8 de março de 2017

WikiLeaks denuncia espionagem generalizada da CIA via Internet

Com a divulgação de documentos secretos pirateados, o WikiLeaks, um sítio especializado em fazer denúncias de abusos cometidos por governos e grandes empresas, acusou ontem a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos de criar instrumentos para fazer uma espionagem generalizada através de telefones, computadores e televisores conectados à rede mundial de computadores.

Antes de uma mensagem ser criptografada para circular na rede sem poder ser lida por terceiros, a agência seria capaz de pegar o conteúdo, afirma o WikiLeaks, gabando-se pelo "maior vazamento de documentos secretos da CIA".

A espionagem via TV suscitou comparações com as teletelas do livro 1984, do escritor inglês George Orwell, um mundo do futuro em que todos os cidadãos seriam espionados e controlados 24 horas por dia através dos televisores.

"O Grande Irmão zela por você", dizia a propaganda do regime ditadorial de um futuro distópico. O livro inspirou o programa de TV Big Brother. Como em país atrasado, falar línguas estrangeiras parece mais chique, a TV Globo não traduziu.

O WikiLeaks não divulgou a origem do vazamento do lote de documentos chamada de Arcada 7, mas há fortes suspeitas de que esteja em conluio com o governo da Rússia, acusado de piratear o Partido Democrata dos EUA para ajudar a candidatura do atual presidente, Donald Trump.

3 comentários:

Lucas disse...

Professor, qual é a novidade?? Os países espionam uns aos outros desde sempre. Inclusive entre ¨amigos¨. A CIA faz isso desde que o mundo é mundo. A NSA, carro-chefe do PROJETO ESCALÃO, também. O FBI na época de Hoover espionava presidentes dos EUA, inclusive. O KGB espionava demais. O FSB e o SVR continuam a tradição russa. Li um livro de nome GUERRAS CONTRA A EUROPA DE Alexandre Del Valle, em que a Cyberwar é bem delineada. Até em Romances de espionagem de Frederick Forsyth e romances militares de Tom Clancy, a mesma é contada em detalhes. Claro,s ão livros de ficção. Porém, com informações sobre o tema. A deserção de matemáticos da NSA para a Rússia também não é de hoje. O Wikileaks nunca denuncia nada sobre a espionagem eletrônica feita pela Rússia?

Nelson Franco Jobim disse...

A espionagem sempre fez parte da paisagem das relações internacionais, mas não deixa de ser notícia. A Rússia está em guerra cibernética contra as democracias ocidentais. O próximo alvo é a eleição presidencial na França,

Nelson Franco Jobim disse...

A Rússia é a principal suspeita de piratear os arquivos da CIA e entregar ao WikiLeaks para dar a aparência de denúncia da ONG.