O Exército de Libertação Nacional (ELN), segundo maior grupo guerrilheiro da Colômbia, libertou ontem um refém na zona rural do departamento de Arauca, noticiou a Rádio Santa Fé.
A libertação de todos os reféns e o fim dos sequestros são exigências do governo colombiano para o começo de negociações formais de paz com o ELN. As duas partes concordaram em iniciar um processo de paz em março. Os sequestros eram um obstáculo.
Agora, a expectativa é que as negociações, a serem realizadas no vizinho Equador, comecem em breve.
Neste domingo, o eleitorado colombiano decide em referendo se aceita o acordo de paz negociado entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Mesmo se as FARC e o ELN abandonarem a luta armada, a violência e a criminalidade devem persistir em algumas zonas rurais da Colômbia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário