Por 94 a 2 votos, com 14 abstenções, a Câmara dos Deputatos do Burúndi, um pequeno país do Centro da África, aprovou hoje a retirada do país do Tribunal Penal Internacional (TPI), informou a agência Reuters.
O TPI iniciou uma investigação sobre o Burúndi depois que a manobra para garantir um terceiro mandato consecutivo para o presidente Pierre Nkurunziza deflagrou uma onda de protestos e violência política. Centenas de pessoas morreram, em meio a denúncias de sequestros, tortura, estupros e desaparecimento de pessoas.
Sob pressão internacional, o governo proibiu a entrada no Burúndi de investigadores da ONU depois de um relatório da organização apontou nomes de vários altos funcionários públicos suspeitos de orquestrar a violência.
Para se tornar lei, o projeto precisa agora ser aprovado pelo Senado e receber a sanção do presidente Nkurunziza, o maior interessado em escapar da Justiça internacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário