O governo da França começou a desmantelar hoje o campo de migrantes de Calais, um favelão conhecido como a "selva", onde vivem de 6,4 a 8,1 mil pessoas, no que chamou de uma "operação humanitária", noticiou o jornal francês Le Monde.
A maioria vem do Afeganistão, do Sudão e da Eritreia, e sonha em entrar no Reino Unido. Na madrugada de hoje, os primeiros veículos começaram a retirar os migrantes. Ao todo, 2.318 foram removidos do campo, descrito como a maior favela da França.
Eles têm o direito de pedir asilo político à França. Se for negado, serão devolvidos a seus países de origem. Em entrevista à televisão pública britânica BBC, um afegão considerou seu país caótico onde não teria condições de levar uma vida normal.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário