O presidente Barack Obama já teria decidido enviar mais 34 mil soldados dos Estados Unidos para a guerra no Afeganistão, mas só fará o anúncio depois de consultar aliados na viagem que fará à Ásia ainda neste mês.
Pelos planos, Obama mandaria mais três brigadas do Exército da 101º Divisão Aerotransportada do Forte Campbell, no Kentucky, e da 10ª Divisão de Montanha do Forte Drum, em Nova York, e uma brigada do Corpo de Fuzileiros Navais, num total de mais 23 mil tropas de combate e de apoio.
As brigadas do Exército tem de 3,5 mil a 5 mil soldados; a dos fuzileiros navais, 8 mil.
Outros 7 mil soldados e tropas de apoio iriam para um novo quartel-regional do Comando Regional Sul da força internacional, com sede em Kandahar, o berço da Milícia dos Talebã.
As primeiras forças de combate deste novo contingente chegaria ao Afeganistão em março, e as outras três brigadas em intervalos de três meses. Todos os reforços entrariam em ação até o fim de 2010.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário