O candidato do conservador Partido Nacional à Presidência de Honduras, Porfírio Lobo Sosa, que lidera com 42% as pesquisas sobre as eleições deste domingo, prometeu pedir diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reconheça o resultado das eleições deste domingo.
Ao lado da maioria dos países da América Latina, o Brasil se recusa a aceitar o resultado das urnas. Alega que isso seria legitimar o golpe de 28 de junho de 2009, já que o presidente deposto, José Manuel Zelaya, não foi reconduzido ao cargo, como exigiram a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Assembleia Geral das Nações Unidas.
"Estamos interessados em manter boas relações com todos os países", declarou Lobo, falando como presidente eleito. "O Brasil é um país que admiramos e respeitamos."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário