sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Washington Post critica terceiro-mundismo do Brasil

No editorial Um Abraço de Lula, The Washington Post, o jornal que derrubou o presidente americano Richard Nixon, critica hoje a vinda do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil, dizendo que a viagem ao exterior do presidente iraniano, a Gâmbia, Senegal, Brasil, Bolívia e Venezuela, seria patética se não fosse pela escala em Brasília.

O Post afirma que a aproximação a Ahmadinejad, filho da Guarda Revolucionária Iraniana, que se opõe ferozmente à paz com Israel, apoiando grupos radicais como o Movimento de Resistência Islâmica palestino (Hamas) e a milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus), desqualifica o Brasil como intermediário das negociações de paz do Oriente Médio.

“Se o Brasil quiser conquistar uma influência global, precisa reforma o terceiro-mundismo anacrônico de sua política externa”, alerta o Post.

Em outras palavras, o lugar do Brasil é ao lado das grandes democracias, como Índia e EUA, e não de Ahmadinejad e do presidente depostos de Honduras, José Manuel Zelaya, que tem grande responsabilidade pela crise política em seu país e não é simplesmente uma vítima.

Nenhum comentário: