terça-feira, 17 de novembro de 2009

Obama defende valores democráticos na China

Durante debate com universitários chineses em Xangai, na segunda-feira, o presidente Barack Obama declarou que os Estados Unidos não querem impor nenhum regime político, mas apresentou os valores da democracia liberal, como eleições e liberdade de expressão, descrevendo-os como direitos universais.

Em um apelo à cooperação, o presidente americano afirmou que a solução dos grandes problemas do mundo hoje depende da colaboração entre China e EUA.

Obama aproveitou para defender o fim de censura à Internet. A transmissão via site da Casa Branca foi censurada.

O regime comunista chinês não deu ao atual presidente o privilégio dado a seus antecessores Bill Clinton e George W. Bush de se dirigir diretamente ao povo da China pela televisão.

Esse foi o evento que mais ansiedade poderia causar ao regime comunista chinês na primeira visita de Obama ao país. É um tipo de relação que os dirigentes da China não tem com seu povo.

Obama foi controlado, com uma preocupação visível de não melindrar a alta cúpula do governo e do Partido Comunista. As perguntas foram bem comportadas, nenhuma incisiva e agressiva como faria uma platéia ocidental.

A questão sobre a venda de armas americanas a Taiwan parecia ter sido feita por um porta-voz do regime chinês.

Hoje o presidente dos EUA tem o encontro de trabalho com o presidente da China, Hu Jintao, para discutir a recuperação econômica internacional, câmbio, comércio, proliferação nuclear, segurança internacional, direitos humanos e aquecimento global.

Os EUA pressionam a China a deixar o iuã flutuar livremente, o que levaria à apreciação da moeda chinesa em função do alto saldo comercial de seu país.

Desde que a crise internacional reduziu as exportações chinesas, o governo chinês voltou a colar a moeda no dólar.

Assim, enquanto o dólar caía diante de todas as moedas durante a crise, o iuã caía junto, numa jogada para manter a competitividade das exportações chinesas.

Para os americanos, a subvalorização das moedas asiáticas, especialmente da chinesa, é um dos fatores de desequilíbrio da economia internacional.

Os chineses contra-atacaram dizendo que a política monetária de juros zero da Reserva Federal (Fed), o banco central dos EUA, alimenta "investimentos especulativos" capazes de prejudicar a recuperação da economia mundial.

É uma indicação de que a China não vai ceder. Tem US$ 2,4 trilhões em moedas fortes, sendo dois terços em dólares. Isso significa que os chineses estão bancando a dívida pública do governo dos EUA. Tem interesse na manutenção do valor do dólar e na recuperação da capacidade de consumo dos americanos.

Nenhum comentário: