Depois de esmagar os protestos da oposição contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, o regime fundamentalista do Irã lançou o que chama de uma guerra suave, difusa, revela hoje The New York Times.
As novas frentes de luta são os meios de comunicação e as escolas.
O ensino fundamental do país está sendo infiltrado pela milícia Bassij, um braço paralelo da Guarda Revolucionária Iraniana, usado no combate à oposição depois da eleição presidencial de 12 de junho de 2009.
A Guarda já é quem mais manda no país, superando os aiatolás. Uma nova unidade acaba de ser criada para policiar a Internet. E naturalmente a Guarda Revolucionária está em todos os negócios na área de telecomunicações, de linhas fixas a celulares e Internet banda-larga.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário