No última etapa de sua primeira viagem à Ásia, que não teve nenhum resultado expressivo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu em Seul, na Coreia do Sul, acabar com a chantagem nuclear da Coreia do Norte, que entra e sai de negociações, sempre faz novas exigências e nunca conclui um acordo.
Obama prometeu uma ajuda efetiva ao regime comunista norte-coreano, se este abandonar definitivamente as armas nucleares. Teve total apoio do presidente sul-coreano, Lee Myung Bak. Mas não indicou como pretende fazer isso.
Só a China tem poder de pressão efetivo sobre os stalinistas de Pionguiangue e, na visita de Obama a Beijim, o governo chinês não se mostrou muito disposto a colaborar com os EUA em nenhum setor.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário