Numa reunião paralela à conferência de cúpula do fórum Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dimitri Medvedev, deram ontem um ultimado ao Irã, adverindo que o prazo para uma solução diplomática da questão nuclear iraniana está se esgotando.
Obama disse que o Irã tem duas alternativas: ou abandona o desenvolvimento de armas nucleares e aumenta sua integração à sociedade internacional ou será alvo de pressões cada vez maiores para "cumprir suas obrigações internacionais".
No Irã, o presidente Mahmoud Ahmadinejad repudiou as sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas ao regime fundamentalista iraniano.
Para o presidente do Parlamento Iraniano (Majlis), Ari Larijani, ao congelar os bens da Fundação Alavi, considerada nos EUA o braço financeiro do programa nuclear iraniano, o presidente Barack Obama mostrou que não é diferente de seus antecessores.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário