Depois de ouvir vários nãos na visita à China na semana passada, o presidente Barack Obama recebeu ontem na Casa Branca o primeiro-ministro Manmohan Singh para consolidar a parceria estratégica entre os Estados Unidos e a Índia, as duas maiores democracias do mundo. É a primeira visita de Estado nos EUA do governo Obama.
Preocupado com a aproximação entre a China e os EUA, Singh levou apoio à guerra no Afeganistão e às propostas de total desarmamento nuclear do presidente americano.
A relação com a Índia é um eixo importante da política externa americana. O país é um rival da China, com quem a Índia travou uma guerra de fronteiras em 1962 e inevitavelmente terá uma concorrência geoestratégica, na medida em que são as duas superpotências em ascensão no século 21.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário