Depois de perder 1,1 milhão de hectares na safra passada, a lavoura de trigo da Argentina pode ser reduzida ainda mais este ano, com a área plantada caindo ao menor tamanho em mais de 100 anos, adverte hoje o jornal argentino La Nación.
Para o analista Gustavo López, da empresa de consultoria Agritrend, "a redução da área plantada deve ser de 10%, de cerca de 4,5 milhões de hectares no ano passado para 4,05 milhões de ha este ano. Seria a menor área desde 1902/1903, quando foram plantados 3,69 milhões de ha. Não há registro de uma queda tão importante", comentó López.
Os produtores rurais estão pressionando o governo, que reduziu o imposto sobre exportações de trigo de 28% para 23%. Com a crise, eles exigem um corte ainda maior. O pampa úmido argentino enfrentou no ano passado a pior seca em 49 e a crise econômica global agravou a crise no campo argentino.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário