Há cerca de 15 minutos, o regime comunista da Coreia do Norte disparou um foguete de três estágios que supostamente levaria um satélite de comunicações de seu programa espacial.
Como é uma uma tecnologia de uso duplo, os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul estão convencidos de que se trata de um teste de míssil de longo alcance e fizeram advertências prévias, sem sucesso.
A China, maior aliada do regime stalinista de Pionguiangue, prefere minimizar a importância do teste para se concentrar nas negócios para desarmar o programa nuclear norte-coreano.
Eram cerca de 23h30 da noite de sábado pelo horário brasileiro, fim da manhã de domingo no Norte da Coréia do Norte, de onde partiu o foguete passando sobre o Japão. O primeiro estágio caiu a cerca de 280 quilômetros a leste do Japão e o segundo estágio, a 1.260 km, na mesma direção.
O Japão pediu a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a questão. A reunião pode ser realizada neste domingo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário