sábado, 4 de abril de 2009

Coreia do Norte testa míssil de longo alcance

Há cerca de 15 minutos, o regime comunista da Coreia do Norte disparou um foguete de três estágios que supostamente levaria um satélite de comunicações de seu programa espacial.

Como é uma uma tecnologia de uso duplo, os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul estão convencidos de que se trata de um teste de míssil de longo alcance e fizeram advertências prévias, sem sucesso.

A China, maior aliada do regime stalinista de Pionguiangue, prefere minimizar a importância do teste para se concentrar nas negócios para desarmar o programa nuclear norte-coreano.

Eram cerca de 23h30 da noite de sábado pelo horário brasileiro, fim da manhã de domingo no Norte da Coréia do Norte, de onde partiu o foguete passando sobre o Japão. O primeiro estágio caiu a cerca de 280 quilômetros a leste do Japão e o segundo estágio, a 1.260 km, na mesma direção.

O Japão pediu a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a questão. A reunião pode ser realizada neste domingo.

Nenhum comentário: