quinta-feira, 30 de março de 2017

Coreia do Norte pode estar preparando sexto teste nuclear

Um aumento significativo da atividade numa instalação atômica levanta suspeitas de que a Coreia do Norte esteja preparando sua sexta explosão nuclear experimental, noticiou ontem o jornal The Japan Times.

As imagens obtidas por satélites-espiões mostram cerca de cem pessoas em Punggye-ri, o local dos testes nucleares norte-coreanos. De acordo com 38 North, um sítio de Internet dedicado a estudos de Coreia do Norte da Escola de Estudos Internacionais Avançados Paul Nitze, da Universidade Johns Hopkins, de Washington, é a maior concentração de pessoas desde janeiro de 2013, quando a ditadura comunista norte-coreana realizou sua terceira explosão atômica.

Entre as ações em curso, os norte-coreanos parecem estar instalados cabos de comunicação na boca do poço de testes e retirando a água do fundo.

Os Estados Unidos estão preocupados com o desenvolvimento do programa nuclear e da tecnologia de mísseis pelo regime stalinista de Pionguiangue. O governo Donald Trump pressiona a China a conter a Coreia do Norte diplomaticamente, mas não descarta o uso da força se houver ameaça de ataque ao território americano.

Nenhum comentário: