As grandes potências econômicas emergentes, os chamados BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) lideram a recuperação da economia mundial, constata o Financial Times, principal jornal econômico financeiro da Europa.
Desde o pior momento da crise financeira mundial, em outubro de 2008, o índice RTS, da Bolsa de Moscou, subiu 80%. O índice Bovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, vem logo atrás, com 75%.
Na China, a Bolsa de Xangai avançou 52%, enquanto a Bolsa de Mumbai, na Índia, teve uma valorização de 46%.
Para o FT, a recuperação dos emergentes começou em novembro de 2008, quando a China anunciou um programa de estímulo ao crescimento econômico de US$ 585 bilhões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário