A crise econômica global não é apenas econômica, adverte a organização não governamental Anistia Internacional, em seu relatório anual, divulgado hoje. É também uma crise de direitos humanos, na medida em que bilhões de pessoas que sofrem de insegurança e injustiças tem a situação agravada e milhões são jogadas na miséria, onde estão sujeitas a violações dos direitos sociais e econômicos, fome e privações.
No Brasil, a Anistia denuncia que muitas comunidades urbanas pobres não tem acesso a serviços básicos e às vezes só tem contato com as autoridades em ações policiais de estilo militar, com blindados e helicópteros, caracterizadas pelo uso excessivo da força, execuções extrajudiciais, tortura e comportamento abusivo contra os moradores.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário