O dirigente máximo do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), Khaled Mechal, defendeu hoje a criação de um Estado palestino com base nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967. Isso significa um reconhecimento implícito do Estado de Israel, que está do outro lado daquelas fronteiras.
Mechal recebeu hoje em Damasco, na Síria, onde está exilado, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que cancelou a visita que faria ao Brasil para se articular com seus aliados no Oriente Médio.
Durante encontro com o presidente sírio, Bachar Assad, Ahmadinejad reafirmou suas posições radicais, prometendo unir a resistência palestina contra Israel.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário