quinta-feira, 7 de maio de 2009

Paquistão manda "eliminar" terroristas

Sob pressão dos Estados Unidos, o primeiro-ministro do Paquistão ordenou hoje às Forças Armadas que "eliminem" os terroristas e militantes muçulmanos extremistas.

A Força Aérea bombardeou posições da milícia dos Talebã (Estudantes) no Noroeste do país. Cerca de 500 mil pessoas fugiram da região.

A TV árabe especializada em notícias Al Jazira divulgou imagens de tanques e blindados destruído no distrito de Buner, a 100 quilômetros da capital paquistanesa, Islamabad.

Há duas semanas, o ocupação de Buner pelos talebã levou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a acusar o regime paquistanês de se render aos jihadistas.

Ontem, o presidente Barack Obama recebeu na Casa Branca os presidentes do Afeganistão, Hamid Karzai, e do Paquistão, Assif Ali Zardari, para pressiona-los a colaborar com sua estratégia para a guerra no Afeganistão e a luta contra o terrorismo dos fundamentalistas muçulmanos.

Em visita de surpresa ao Afeganistão, o secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, lamentou a morte de cerca de 100 civis numa operação militar americana no Oeste do país na segunda-feira, prometeu investigar o caso e sugeriu que os talebã possam ter jogado granadas contra a população civil para botar a culpa nos EUA.

Nenhum comentário: