domingo, 10 de maio de 2009

Zuma cria comissão de planejamento estratégico

O novo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, nomeou o ex-ministro das Finanças Trevor Manuel para uma nova comissão de planejamento estratégico destinada a promover o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão social, atacando a herança maldita da ditadura de maioria branca.

Quinze anos depois do fim do regime segregacionista do apartheid, com a eleição de Nelson Mandela, a desigualdade do país é enorme. É a principal causa da impopularidade do ex-presidente Thabo Mbeki, deposto no ano passado por Zuma sob a acusação de pressionar a Procuradoria Geral e o Poder Judiciário nos processos de corrupção contra o novo presidente. Todos foram anulados antes das eleições de 22 de abril.

Em entrevista em Pretória, a capital sul-africana, o novo presidente não quis prever a reação do mercado financeiro. Mas as nomeações de Manuel para superministro do Planejamento e do ex-secretário da Receita Federal Pravin Gordhan para ministro das Finanças indicam uma continuidade da política macroeconômica.

Além do desafio da inclusão social, o governo Zuma terá de enfrentar a primeira recessão em 17 anos na África do Sul. Para vice-presidente, Zuma nomeou o ex-presidente interino Kgalema Mothlante, que tinha colocado no lugar de Mbeki.

Nenhum comentário: