O multimilionário Ricardo Martinelli, dono de uma rede de supermercados, venceu a eleição presidencial de domingo no Panamá, derrotando por 61% a 37% a candidata nacionalista de esquerda Balbina Herrera, do Partido Democrático Revolucionário.
Diante dos problemas de aumento do desemprego e da criminalidade, Martinelli dirigia sua mensagem ao eleitorado mais pobre, dizendo: "Não podemos continuar vivendo num país onde 40% dos panamenhos são pobres".
Enquanto o governo do presidente Martín Torrijos lançou um plano de US$ 5,25 bilhões para alargar o Canal do Panamá, apoiado por investidores internacionais, Martinelli tem melhor trânsito no eleitorado local.
A transferência do cargo está marcada para julho.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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