Os 30 países industrializados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) sofreram uma queda de 2,1% no produto interno bruto no primeiro trimestre deste ano, depois de uma perda de 2% no final do ano passado. É a maior redução desde a criação do grupo, em 1960.
As quedas foram de 1,6% nos Estados Unidos, de 4% no Japão e de 2,5% nos países que usam o euro como moeda. Mas o Banco do Japão já espera que a pior recessão no país depois do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, acabe neste trimestre.
Já o economista Paul Krugman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2008, entende que "a economia mundial evitou uma enorme catástrofe". Ele prevê uma retomada do crescimento industrial nos EUA e na Europa no segundo semestre de 2009.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário