Um relatório adverte: o aquecimento global já afetou 300 milhões de pessoas e causa 300 mil mortes por ano. A conclusão é do Fórum Humanitário Global, uma organização criada e dirigida pelo ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan.
O Relatório sobre o Impacto Humano da Mudança do Clima - Uma Crise Silenciosa conclui que se trata de uma tragédia silenciosa. Noventa e nove por cento das vítimas do aquecimento global estão em países pobres responsáveis por menos de 1% das emissões de gases que agravam o efeito estufa.
Cerca de 90% das mortes são provocadas pela "deterioração gradual do meio ambiente", que causa quebra de safras, fome, diarréia e aumenta o número de casos de doenças transmitidas por insetos, como a malária.
No Quênia, uma conferência de ministros do Meio Ambiente da África fez um apelo aos países ricos para que financiam projetos que combatam a miséria e os efeitos da mudança climática.
A ONU estima que até 2002, entre 250 e 750 milhões de pessoas sofram de falta d'água.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
odiei ñ achei o que procurava uma porcaria.
força para isso
Postar um comentário