Depois de uma reunião de diretores dos principais bancos centrais do mundo, o presidente do Banco Central da Europa (BCE), Jean-Claude Trichet, declarou hoje na Suíça que a economia mundial está fazendo a curva e voltando a crescer. Mas a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) observa apenas uma redução do declínio.
A OCDE vê uma pausa na deterioração no Reino Unido, na França e na Itália. Dos grandes emergentes, só a China está em recuperação. No Brasil, na Índia e na Rússia, a situação ainda deve piorar.
Na China, os preços no varejo registraram deflação pelo terceiro mês seguido. Em abril, a queda foi de 1,5% ao ano, depois de 1,6% ao ano em fevereiro e de 1,2% em março.
O governo chinês alega não estar preocupado. Aposta no aumento do consumo interno, que acabaria com o risco de uma queda prolongada nos preços.
Na Europa, a produção industrial caiu em março 1,4% na França e 4,6% na Itália.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário