quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Coronavírus pode causar sério prejuízo à economia mundial

Os analistas procuram estimar o impacto econômico da epidemia do coronavírus. A hipótese mais provável é de uma pandemia com baixo índice de mortalidade.

O total de pessoas infectadas pelo coronavírus chegou a 7 mil e 700 na China, com 170 mortes. No Brasil, há nove casos suspeitos em observação. A taxa de mortalidade está em 2% a 3%, menos do que a gripe asiática ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, que matou quase 800 pessoas em 2002 e 2003, com taxa de mortalidade de quase 10%.

Normalmente uma crise dessas tem um efeito sobre a economia em forma de V. Há uma forte queda num primeiro momento e uma forte alta quando o problema for superado. As bolsas de valores perderam um trilhão e meio de dólares, mas se recuperam parcialmente. 

O impacto econômico depende da rapidez com que a epidemia for controlada. A China é hoje a fábrica do mundo, a maior potência industrial do planeta, com 9 por cento da produção total. 

Mais de 50 milhões de chineses estão no isolamento e as companhias aéreas estão suspendendo os voos para a China. Várias cidades estão prorrogando a semana de folga para festejar o Ano Novo Lunar para duas semanas, até 9 de fevereiro. É uma época do ano em que 250 milhões de chineses costumam visitar a família, na maior movimentação de seres humanos no mundo inteiro.

Com as restrições de viagem, as perdas do setor serão de bilhões de dólares na China, na Ásia e no resto do mundo. O produto interno bruto da China, de mais de 14 trilhões de dólares, pode perder até dois pontos percentuais no crescimento previsto para este ano, de 6 por cento. Meu comentário:

Nenhum comentário: