terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Reação tardia da ditadura comunista da China agravou epidemia do coronavírus

O regime comunista da China demorou a reagir à epidemia do coronavírus por causa da ditadura. O Brasil declara "perigo iminente".

O prefeito de Wuhan, a cidade chinesa onde começou o surto, admitiu não ter dado a importância necessária à doença no primeiro momento. É compreensível. Numa ditadura militar como a China, funcionários subalternos, de baixo escalão, tem medo de alertar para problemas graves. Tem medo de incomodar os caciques do partido.

Sob a ditadura de Xi Jinping, a situação piorou com a concentração de poder no novo imperador. Mas assim que a cúpula do regime comunista resolve atacar um problema, mobiliza todos os recursos disponíveis, proíbe viagens e todo o sistema passa a trabalhar.

As imagens do mercado de Wuhan dão uma indicação clara de como a epidemia surgiu. Lá, são negociadas carnes de 114 espécies animais diferentes, de ratos a coalas. Um vírus desses animais deve ter infectado um ser humano e sofrido uma mutação para ser transmitido de pessoa para pessoa. Meu comentário:

Um comentário:

Maria Dorotheia disse...

Parabéns, muito esclarecedor