terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Irã pode fabricar um míssil nuclear em dois anos, adverte inteligência de Israel

Até o fim do ano, a República Islâmica do Irã pode ter a quantidade da urânio enriquecido necessária para fabricar uma bomba atômica e dentro de dois anos será capaz de fazer um míssil nuclear, alerta o serviço secreto militar de Israel.

Ao abandonar gradualmente os limites impostos pelo acordo assinado em 2015 com as cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha para congeler por dez anos o programa nuclear iraniano, a República Islâmica pode ter urânio enriquecido em quantidade suficiente para uma bomba atômica no fim de 2020 e um míssil capaz de transportar uma ogiva nuclear dentro de dois anos. A avaliação está no último relatório da inteligência militar israelense, revelado pelo jornal The Jerusalem Post.

De acordo com a estimativa, se o programa nuclear iraniano mantiver o ritmo anual, será capaz de produzir mil e 300 quilos de urânio enriquecido a baixos teores e, a partir daí, refinar 25 quilos de urânio enriquecido com um teor de mais de 90% de urânio-235. É o suficiente para fabricar uma bomba atômica. Para conseguir miniaturizar a bomba e coloca-la numa ogiva nuclear, seriam necessários dois anos. Meu comentário:

Nenhum comentário: