sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Trump dobra a aposta com novas sanções ao Irã


O presidente Donald Trump volta à ofensiva com novas sanções contra a República Islâmica na certeza de estar ganhando o conflito com o Irã. Duas semanas depois do início da crise, apresento 14 conclusões preliminares. 

Em 27 de dezembro, uma barragem de mísseis atingiu uma base militar do Iraque onde havia soldados dos Estados Unidos, matando um funcionário civil americano contratado pelo soldado. Quatro soldados saíram feridos. Trump ordenou o bombardeio de bases das milícias xiitas iraquianas, matando supostamente 25 milicianos.

 Um ataque à embaixada americana em Bagdá levou o presidente americano a autorizar uma ação para matar o general Kassem Suleimani, comandante da Força Quods, tropa de elite da Guarda Revolucionária Iraniana. Dois comandantes de milícias iraquianas morreram na mesma operação. 

A tímida reação do Irã, com um ataque que não feriu ninguém, criou esta frágil trégua. Duas semanas depois do início da última crise entre os Estados Unidos e o Irã, é um bom momento para chegar a algumas conclusões provisórias. Meu comentário:

Nenhum comentário: