quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Míssil iraniano derrubou Boeing da Ucrânia perto de Teerã

Um míssil iraniano derrubou um avião de passageiros da companhia aérea Ukraine Airlines perto de Teerã, matando 176 civis inocentes pouco depois do ataque de mísseis do Irã contra duas bases militares do Iraque onde havia soldados americanos, dois dias atrás.

São as consequências inesperadas da guerra. Mesmo depois de fazer um ataque simbólico que não matou nem feriu ninguém para retaliar pela morte do comandante da Guarda Revolucionária general Kassem Soleimani, a República Islâmica temia um contra-ataque dos Estados Unidos. Estava preparada para se defender e atingiu um alvo indesejado.

Um vídeo foi divulgado há pouco pelo jornal The New York Times. O link está no blog. O avião explodiu e pegou fogo no ar. Isso só seria possível se um terrorista explodisse uma bomba dentro do avião ou se fosse atingido por um míssil. 

A versão inicial do Irã sugeria um problema mecânico. Depois de cinco minutos de voo, a avião estaria voltando ao aeroporto internacional Aiatolá Khomeini. Até agora, o Irã se nega a entregar as caixas-pretas da aeronave aos EUA e à Boeing.

O Boeing 737-800 é um dos aviões mais seguros da história da aviação, apesar dos problemas que tiraram do ar a última versão, o Boeing 737-800 MAX. Era novo, tinha meses de uso e acabara de passar por uma revisão. Foi uma tragédia repetida. Meu comentário:
O Irã nega qualquer responsabilidade pela queda do avião.

Nenhum comentário: