Com 49,5% dos votos, o partido Rússia Unida, do primeiro-ministro Vladimir Putin, ganhou as eleições parlamentares realizadas neste domingo, mas sofreu grandes perdas em relação a 2007, quando teve 65% da votação, anunciou TV estatal Rossia 1.
Pela primeira vez desde Putin se tornou o homem-forte do país, em 2000, partido esteve perto de perder a maioria na Duma do Estado, a câmara federal da Rússia, mas acabou elegendo 238 dos 450 deputados.
O Partido Comunista continua sendo a maior força política da Rússia. Recebeu 19,8% dos votos.
A eleição presidencial será realizada em março. Putin é o franco favorito, mas a queda na votação do partido indica uma insatisfação de parte do eleitorado com seu regime autoritário e corrupto.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário