Depois da derrota eleitoral humilhante, o presidente Barack Obama iniciou hoje pela Índia uma visita de 10 dias à Ásia. É uma tentativa de recuperar prestígio na área externa que começa com negócios de empresas dos Estados Unidos no valor de US$ 10 bilhões.
A prioridade imediata de Obama é aumentar as exportações para gerar empregos nos EUA. Mas ele também vai discutir terrorismo, Afeganistão e Paquistão, e uma aliança estratégica de longo prazo que Washington vem cultivando desde que a Índia explodiu a bomba atômica abertamente, em 1998.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário