Centenas de pessoas fazem vigília nesta noite diante da casa da líder da oposição em Mianmar, a antiga Birmânia. Aung San Suu Kyi, ganhadora do Prêmio Nobel de Paz 1991, passou quase todos os últimos 20 anos em prisão domiciliar.
Suu Kyi deve ser solta uma semana depois das primeiras eleições realizadas no país em 20 anos. A ditadura militar venceu com 80% dos votos
Em Hiroxima, no Japão, ao participar de uma reunião de ganhadores do Nobel da Paz, Wuer Kaixi, um dos líderes do movimento pela democracia massacrado na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em 1989, pediu às autoridades chinesas que se inspirem no exemplo de Mianmar e soltem o dissidente Liu Xiaobo, ganhador do prêmio de 2010.
Liu está condenado a 11 anos de prisão por assinar um manifesto pedindo eleições democráticas na China.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário