sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Air France acusa Airbus por acidente no voo Rio-Paris

A companhia aérea Air France responsabiliza a fabricante do Airbus A330 pelo acidente com o voo AF447, que fazia a rota Rio-Paris em 31 de maio de 2009, revelam documentos secretos publicados hoje pelo jornal francês Libération. Também acusa a empresa Thales, fabricante das sondas Pitot.


Para a Air France, a empresa Airbus, subsidiária da EADS (European Aeronautics Defense and Space Company) ignorou as advertências sobre os riscos de acidentes por problemas nas sondas que medem a velocidade do avião. 


Nos memorandos, a empresa declara estar indignada com as "acusações injustas" que viria sofrendo de pilotos e de parentes dos mortos. O advogado da empresa enviou carta à juíza que preside o inquérito reafirmando sua posição.


Na carta, a Air France revela ter feito inúmeras advertências e cobrado providências das duas companhias para os problemas verificados com as sondas Pitot.


O Airbus A330 caiu no Oceano Atlântico, matando todas as 228 pessoas a bordo, durante uma tempestade na zona de convergência intertropical, próxima à linha do Equador. A investigação da Justiça da França deve ser concluída até o fim do ano.

Nenhum comentário: