sábado, 20 de novembro de 2010

Vaticano realiza cúpula antipedofilia

Cerca de 150 cardeais participaram ontem de uma reunião de cúpula do Vaticano sobre os escândalos sexuais e de pedofilia na Igreja Católica.

O encontro foi convocado pelo papa Bento XVI para a véspera de um Consistório, a reunião do Colégio de Cardeais, que será realizado neste fim de semana. Juntos, eles rezaram, refletiram e discutiram a resposta da Igreja às inúmeras denúncias de abusos sexuais cometidos por padres e bispos.

Depois de ignorar as acusações e acobertar os acusados durante décadas, a Santa Sé promete agir com rigor. O bispo britânico Cormac O'Connor afirmou que "a Igreja está fazendo todo o possível para combater esses crimes terríveis e evitar que se repitam.

Um grupo de vítimas de abusos sexuais também se reuniu em Roma. Para Lucy Duckworth, que era uma menina quando foi atacada, "eles não convidaram as vítimas nem autoridades policiais e judiciais, sinal de que não estão interessados em investigações criminais".

No fim de semana, serão sagrados 24 novos bispos. Vinte têm menos de 80 anos. Estariam aptos para votar na eleição do próximo papa.

Um comentário:

Marcelo Azedinho disse...

No primeiro parágrafo, o que vem a ser um "para Bento XVI"? Um paramédico?

No último parágrafo, ponha, por favor, vírgulas antes e depois do "portanto".