segunda-feira, 22 de novembro de 2010

UE socorre Irlanda sob crise política

Os ministros das Finanças da União Europeia concordaram ontem à noite em resgatar a Irlanda com um pacote de 80 a 90 bilhões de euros, o que vai exigir um corte drástico de gastos públicos a ser anunciado na quarta-feira. O Reino Unido e a Suécia, que não fazem parte da zona do euro, devem contribuir.

Mas a crise econômica virou uma crise política. Insatisfeito com a intervenção do Fundo Monetário Internacional, o Partido Verde deixou a coalizão de governo da Irlanda, exigindo a convocação de eleições antecipadas para janeiro, assim que o pacote e o orçamento para 2011 forem aprovados.

O ministro das Finanças Brian Lenihan, justificou o acordo para obter ajuda de emergência dizendo que os bancos irlandeses não conseguiam mais tomar dinheiro no mercado, dependendo exclusivamente do BCE.

A ministra francesa Christine Lagarde descreve o resgate como uma “boa notícia” para a Irlanda.

A Comissão Europeia declara que a Irlanda vai deixar de ser um país de impostos baixo. Em Dublin, manifestantes enfrentaram a polícia.

Os juros pagos pelas dívidas de Portugal, Espanha e Irlanda caíram um pouco com o anúncio do plano de socorro da Irlanda, mas o mercado ainda desconfia.

Nenhum comentário: