O presidente da Islândia, Olafur Grimsson, declarou hoje que seu país está em melhor situação econômica do que a Irlanda por causa da decisão do governo de deixar os bancos falirem.
"A diferença é que na Islândia deixamos os bancos quebrarem", declarou Grimsson em entrevista. "São bancos privados. Não botamos dinheiro para mantê-los funcionando. O Estado não assumiu nenhuma responsabilidade dos bancos privados falidos."
Na Irlanda, o governo decidiu garantir não só os depósitos como os investimentos dos donos de bônus dos bancos privados irlandeses. Isso inchou o déficit público de 2010 para 32% do produto interno bruto, deflagrando a atual.
Já a Islândia foi o primeiro país a quebrar com a crise e o primeiro onde o governo caiu.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário