sábado, 27 de novembro de 2010

Rússia culpa Stalin pelo massacre de Katyn

Mais de 60 anos depois, finalmente, o Parlamento da Rússia reconheceu a responsabilidade do ditador Josef Stalin pelo Massacre de Katyn, em que 22 mil oficiais e soldados do Exército da Polônia foram mortos, em 1940, no início da Segunda Guerra Mundial. Até agora, a história oficial russa acusava os nazistas.

Quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia, em 1º de setembro de 1939, dando início à Segunda Guerra Mundial, a União Soviética tomou o Leste do país com base no Pacto Germano-Soviético, acertado pelos ditadores Adolf Hitler e Stalin.

Em 5 de março de 1940, Stalin assinou a ordem para execução de 27,5 mil poloneses. Eles foram executados em abril do mesmo.

No ano seguinte, quando a Alemanha invadiu a URSS e este país entrou na guerra contra o nazismo, o governo polonês no exílio pediu a libertação dos oficiais presos. A resposta oficial era que eles tinham fugido ou desaparecido.

Em 1943, a Alemanha revelou ter encontrado cemitérios clandestinos na Floresta de Katyn, a 12 quilômetros da cidade russa de Smolensk. A URSS acusou os nazistas pelo massacre.

Só em 1990, no fim da era Gorbachev (1985-91), a URSS admitiu a responsabilidade pelo massacre, levado ao cinema no filme Katyn, do cineasta polonês Andrzej Wajda. Agora, a Rússia reconhece a culpa de Stalin.

Nenhum comentário: