quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Irlanda aceita fundo de emergência para bancos

O presidente do banco central da Irlanda, Patrick Honohan, admitiu hoje que o país deve ter dezenas de bilhões de euros colocados à disposição. Enquanto o ministro do Comércio irlandês insistia que o país não precisa de dinheiro emprestado, o ministro das Finanças considerava “muito desejável”, em discurso no parlamento em Dublin, o estabelecimento de um fundo de contingência.

Pelos cálculos do mercado, o pacote deve chegar a 100 bilhões de euros, cerca de R$ 234 bilhões.

Em entrevista à Rádio France Internacional, a ministra da Economia e Finanças da França, Christine Lagarde, admitiu que a Irlanda está numa situação difícil, mas não viu risco para a união monetária europeia porque depois da crise grega foi criado um fundo de estabilização, um mecanismo de financiamento de emergência.

A chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, declarou que o mecanismo de ajuda está à disposição para ser usado quando necessário, mas insistiu que os investidores devem arcar com os prejuízos em crises futuras, uma das razões da recente alta nos juros pagos por países com grandes déficits. Esse tem sido acusado de agravar a crise em outros países. Indica que a Alemanha não está disposta a bancar.

O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, disse que não tem intenção de usar o dinheiro logo. Quer usá-lo como um fundo de reserva para emergências.

Nas ruas de Dublin, os protestos contra a ingerência do FMI já começaram.

Um comentário:

Eliézer Apolinário disse...

Sei que é básico, mas é importante você começar nomes próprios com letra maiúscula. Então, por favor, reescreva o "irlanda".