terça-feira, 30 de novembro de 2010

China está cansada da Coreia do Norte

Em outra revelação dos documentos do Departamento de Estado americano vazados pela organização não governamental WikiLeaks, a China parece estar perdendo a paciência com o regime stalinista da Coreia do Norte, comparado por um diplomata chinês a uma “criança problemática”, e estaria disposta a aceitar a reunificação da Coreia.

O governo comunista de Pionguiangue declarou hoje ter “milhares de centrífugas” para enriquecer urânio, em mais um desafio à sociedade internacional.

No Mar Amarelo, continuam as manobras militares EUA-Coreia do Sul. A maioria dos jornalistas deixou a ilha de Yeonpyeong, atacada há uma semana. A Coreia do Sul reforçou a defesa da ilha.

Os sul-coreanos mandaram panfletos em balões para a Coreia do Norte e protestaram mais uma vez hoje contra o ataque que matou quatro pessoas.

Um alto oficial norte-coreano chegou a Pequim e um conselheiro chinês vai a Pionguiangue. 

A China quer reiniciar as negociações hexapartitites sobre o programa nuclear norte-coreano, mas EUA, Coreia do Sul e Japão entendem que isso seria recompensar o comportamento agressivo do Norte.

Nenhum comentário: