quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sarkozy quer taxa para desenvolvimento da África

Na busca da popularidade perdida, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que assume em janeiro a presidência do Grupo dos 20, propôs a taxação das transações financeiras internacionais para criar um fundo de desenvolvimento da África.

Sarkozy presidiu hoje à primeira reunião do governo depois da reforma ministerial anunciada no fim de semana, com o objetivo de aumentar sua popularidade, abalada pela onda de protestos contra a reforma da previdência no mês passado. Mas 64% dos franceses não confiam no novo governo e só 30% apoiam o presidente, que deve concorrer à reeleição em 2011.

Para apagar a imagem de presidente dos ricos, em entrevista coletiva às três maiores redes de televisão da França, o presidente disse que é preciso criar um novo sistema para o desenvolvimento africano. Ele propôs a cobrança de um imposto com alíquota baixa sobre todas as transações financeiras internacionais.

Também negou que o governo francês tenha agido de forma discriminatória ao expulsar milhares de ciganos acusados de estar ilegalmente na França, embora seja cidadãos da Romênia e da Bulgária, e portanto da União Europeia.

Nenhum comentário: