No sermão deste domingo na Praça de São Pedro, em Roma, o papa Bento XVI defendeu uma mudança no modelo de desenvolvimento econômico e pediu mais ajuda para o Haiti enfrentar a epidemia de cólera.
Para Bento XVI, "a atual crise econômica, discutida nos últimos dias na reunião do G-20, precisa ser levada a sério. Tem inúmeros efeitos e serve de base para se pedir uma profunda revisão do modelo global de desenvolvimento econômico".
Na sua opinião, a crise financeira é um "sintoma agudo" que deve ser acrescentado à crescente desigualdade entre ricos e pobres, a fome, o desemprego generalizado e os problemas ambientais. O papa pediu aos governo do mundo que se esforçar para criar modelos de desenvolvimento sustentável.
"Queria expressar minha solidariedade com a querida população do Haiti", continuou Bento XVI, "que, por causa do terrível terremoto de janeiro passado, agora sofrem com uma série epidemia de cólera. Faço um apelo a todos para que façam o máximo possível para combater essa nova emergência e à comunidade internacional para que seja generosa".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário