LONDRES - A Catalunha tornou-se hoje a primeira região da Espanha a proibir as touradas, uma tradição de séculos que os catalães atribuem ao colonizador espanhol, que tomou a Catalunha no século 13.
Há poucas semanas, o parlamento espanhol revogou parte do Estatuto da Catalunha, reduzindo a autonomia regional.
Apesar da força do nacionalismo catalão, a região não tem um movimento de luta pela independência como a ETA (Euskadi ta Astakasuna, Pátria Basca e Liberdade) na região basca. Sua economia moderna e avançada com centro em Barcelona se beneficia por fazer parte da Espanha.
Mas essa guerra cultural para afirmar a singularidade da Catalunha provocou a ira dos espanhóis que moram em Barcelona. Eles lamentam o fechamento, em breve, da última praça de touros da cidade e da região.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário