O regime comunista de Cuba concentrou hoje em Havana os 17 presos políticos recém-libertados que devem embarcar nesta segunda-feira para a Espanha com suas famílias.
A libertação dos 52 presos remanescentes do chamado Grupo do 75 presos durante a Primavera Negra de 2003 foi acertada na semana passada pelo presidente Raúl Castro com o arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, e o ministro do Exterior espanhol, Miguel Ángel Moratinos.
Nos últimos dias, os prisioneiros de consciência foram levados de várias prisos para a clínica da prisão de Combinado do Leste, na capital cubana.
Os familiares foram levados a um hotel do Ministério do Interior e já foram submetidos aos procedimentos necessários para emigrar.
As Damas de Branco prometem continuar suas marchas dominicais em Havana enquanto os outros 115 presos políticos cubanos estiverem na cadeia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário