quarta-feira, 28 de julho de 2010

Juíza bloqueia lei anti-imigração do Arizona

LONDRES - Começou a longa batalha jurídica em torno da nova lei de imigração do estado do Arizona, que autoriza a polícia a pedir documentos de qualquer suspeito de ser imigrante ilegal e de prender sem mandato judicial possíveis candidatos a deportação. Deve durar anos e ser um tema importante nas eleições parlamentares de novembro nos Estados Unidos, quando os republicanos esperam retomar o controle do Senado e da Câmara.

Na véspera da lei entrar em vigor, a juíza federal Susan Bolton suspendeu a aplicação dessas medidas, o direito da polícia de abordar qualquer pessoa para pedir documentos e de prender suspeitos de imigração ilegal, e de outras igualmente discutíveis.

Por enquanto, não será considerado crime andar sem documentos de estrangeiros, não se registrar como estrangeiro, tentar arrumar emprego e trabalhar.

Como os suspeitos serão sempre latino-americanos, principalmente mexicanos, a lei é considerada. O presidente Barack Obama a considera incompatível com os princípios da democracia liberal americana.

A governadora republicana Jan Brewer vai recorrer ao Tribunal Federal de Recursos da região. O caso deve chegar à Suprema Corte.

Cerca 58% dos americanos são a favor de medidas mais rigorosas contra a imigração ilegal.

Esta é uma das bandeiras do Partido Republicano na sua luta para reconquistar a maioria nas duas casas do Congresso, tentar paralisar o presidente Obama na segunda metade do mandato e retomar a Casa Branca em 2012.

Nenhum comentário: