Um gel para as mulheres usaram antes e depois de manter relações sexuais reduziu pela metade o número de infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da síndrome de deficiência imunológica adquirida (aids).
A pesquisa chamada Caprisa foi realizada pela Universidade de KwaZulu-Natal em Durban, na África do Sul, com 900 mulheres.
Suas conclusões podem levar anos até serem transformadas num tratamento eficaz contra a pandemia. Mas é a primeira vez que medicamentos retrovirais usados para combater a doença são utilizados para preveni-la.
O gel usa um fármaco chamado tenofovir, desenvolvido pela empresa Gilead Sciencies, que o usa como retroviral para mulheres.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário