LONDRES - Três anos depois de Paris, a capital do Reino Unido inaugurou ontem um programa que oferece 5 mil bicicletas para alugar em 315 diferentes pontos da cidade.
A iniciativa do prefeito conservador Boris Johnson tenta descongestionar uma cidade com muitas ruas estreitas, ônibus de dois andares, caminhões de entrega, táxis e carros particulares, onde parece não sobra muito lugar para ciclistas.
Em Paris, no primeiro ano, 3 mil bicicletas foram roubadas e outras 3 mil vandalizadas. Para evitar isso, Johnson explicou que as bicicletas públicas não têm tranca. Assim, só poderia ser guardadas sem risco nos pontos de aluguel.
Além do mais, elas só podem ser alugadas com um cartão de crédito, que serve como garantia. Se a bicicleta não for devolvida, serão cobradas 300 libras, cerca de R$ 900.
Em 1904, disse o prefeito, 20% das viagens dentro de Londres eram feitas de bicicletas. Hoje, apenas 2%.
A experiência começou ontem no centro de Londres. Cidades com trânsito menos caóticos, como Birmingham, Edimburgo, Liverpool, Newcastle e York querem adotar o modelo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário