Na abertura de uma conferência internacional para promover o desenvolvimento do Afeganistão, o presidente Hamid Karzai declarou ontem em Cabul que o país pretende assumir plenamente a defesa de sua segurança até 2014, quando não seria mais necessária a presença de forças estrangeiras.
Vários representantes estrangeiros participam da conferência, inclusive o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton. Ela admitiu que a presença de soldados estrangeiros cria um problema a mais para o governo afegão.
Há cerca de 140 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, sendo quase 100 mil americanos. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reafirmou a intenção de iniciar a retirada em 2011.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário