O único grande estadista vivo, o líder que democratizou a África do Sul pacificamente, Nelson Mandela, recebeu hoje homenagens do mundo inteiro ao completar 92 anos. A data foi declarada o Dia Internacional de Nelson Mandela.
Depois de passar 27 anos preso pelo regime segregacionista branco do apartheid, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990. Num exemplo de harmonia e reconciliação, negociou uma transição pacífica com o regime que o acorretara e se tornou, em 1994, o primeiro presidente negro da África do Sul.
A Fundação Nelson Mandela divulgou imagens do líder sendo homenageado em casa por crianças que cantaram Parabéns a Você!
Mandela tem problemas para caminhar, mas raramente aparece em público. Esteve no estádio Soccer City na final da Copa do Mundo da África do Sul, uma das muitas heranças dele a um país que há 20 anos era banido das competições esportivas internacionais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário