domingo, 11 de julho de 2010

Sarkozy dá explicações na TV

Sob pressão por causa de um escândalo de corrupção em que é acusado de receber 150 mil euros em dinheiro vivo para a campanha eleitoral de 2007, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, faz um pronunciamento à nação pela TV nesta segunda-feira à noite.

Uma investigação da polícia fazendária francesa isentou o ministro do Trabalho e da Previdência Social, Eric Woerth, de ter interferido em investigações de fraude fiscal envolvendo a mulher mais rica da França. A mulher do ministro deu assessoria financeira à bilionária Liliane Bettencourt, principal acionista da L'Oreal, a maior empresa de produtos de beleza do mundo.

Como tesoureiro do partido União por um Movimento Popular e da campanha de Sarkozy, Woerth teria recebido o dinheiro ilegal de Liliane Bettencourt.

A lei francesa só permite que pessoas físicas doem um máximo de 7,5 mil euros por ano e apenas 150 em dinheiro vivo, para que fique tudo documentado.

Na terça-feira, Woerth deve apresentar a proposta de reforma da Previdência do governo, que prevê o aumento da idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos.

Nenhum comentário: